segunda-feira, fevereiro 22, 2016

ENTRE EXPERIÊNCIAS & DIÁLOGOS: A CONSTRUÇÃO DA TRAJETÓRIA FORMATIVA DOS COORDENADORES PEDAGÓGICOS

Resumo: a abordagem em foco visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no ano de 2014.  A metodologia utilizada foi pautada na pesquisa-ação participante e teve como objetivo reforçar a necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação pedagógica no âmbito das escolas. Vale destacar que esta percepção advém de diagnóstico realizado por meio das atividades do Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO, tendo como subsídio teórico-metodológico os inúmeros percursos já experimentados no estudo formativo destes sujeitos. Como sustento teórico, tanto nos momentos formativos, quanto nas reflexões tecidas pelas leituras e observações deste percurso, recorro às proposições de Carlos Marcelo Garcia (2010), Paulo Freire (2006), Antonio Novoa (2010), entre outros, os quais fortalecem proposições que vem ao encontro de concepções pautadas na justiça social e apresentam percepções fenomenológicas do percurso educativo, especialmente ao considerar as vozes dos atores do processo educativo, recheadas de sonhos e esperanças. Não pretendo eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de trabalho a estes profissionais, muito menos, culpabilizar os profissionais da docência que atuam na coordenação pedagógica sobre a ineficácia da função no interior das escolas, mas de contribuir para incitar outro movimento no contexto educativo, especialmente na formação continuada, que contribua na superação dos desafios pedagógicos apresentados pelos coordenadores que atuam nas unidades escolares.

PALAVRAS-CHAVE: Coordenação pedagógica; Formação; Atuação.

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