Resumo: a abordagem em
foco visa analisar os dados parciais dos relatos de experiências estruturados
nos contextos da formação continuada com os coordenadores pedagógicos que atuam
nas unidades de ensino do município de Cáceres, no Estado de Mato Grosso, no
ano de 2014. A metodologia utilizada foi
pautada na pesquisa-ação participante e teve como objetivo reforçar a
necessidade de um trabalho voltado à especificidade da função de coordenação
pedagógica no âmbito das escolas. Vale destacar que esta percepção advém de
diagnóstico realizado por meio das atividades do Centro de Formação e
Atualização dos Profissionais da Educação Básica/CEFAPRO, tendo como subsídio
teórico-metodológico os inúmeros percursos já experimentados no estudo formativo destes sujeitos. Como sustento
teórico, tanto nos momentos formativos, quanto nas reflexões tecidas pelas
leituras e observações deste percurso, recorro às proposições de Carlos Marcelo
Garcia (2010), Paulo Freire (2006), Antonio Novoa (2010), entre outros, os
quais fortalecem proposições que vem ao encontro de concepções pautadas na
justiça social e apresentam percepções fenomenológicas do percurso educativo,
especialmente ao considerar as vozes dos atores do processo educativo,
recheadas de sonhos e esperanças. Não pretendo eximir o Estado da obrigação em oferecer condições de
trabalho a estes profissionais, muito menos, culpabilizar os profissionais da docência que atuam na coordenação
pedagógica sobre a ineficácia da função no interior das escolas, mas de contribuir
para incitar outro movimento no contexto educativo, especialmente na formação
continuada, que contribua na superação dos desafios pedagógicos apresentados
pelos coordenadores que atuam nas unidades escolares.
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