segunda-feira, fevereiro 22, 2016

AUTOBIOGRAFIA PO-ÉTICA: APENAS UM RELATO DE EXPERIÊNCIA PEDAGÓGICA

Resumo

Esta abordagem visa apresentar a experiência pedagógica realizada por meio de leitura da produção poética de Manoel de Barros, poeta mato-grossense, mais especificamente, trata-se de descrever o percurso de uma atividade realizada em sala de aula decorrente das leituras das poesias do poeta, bem como de sua biografia. O objetivo principal foi acionar os dispositivos da sensibilidade e impulsionar os educandos à escrita de suas trajetórias. Vale destacar que a poesia foi substrato fértil para a produção dos educandos ao deixarem se contaminar pelas despalavras do poeta pantaneiro, já que o mundo descrito pelo mesmo, em muitos aspectos, representa a realidade vivenciada por nossos educandos. É importante destacar que não trouxe a poesia para explicar conteúdos específicos da linguagem, mas para que, ao serem seduzidos por ela, os educandos fossem munidos de sensações para produzirem o seu relato autobiográfico. O trabalho foi desenvolvido em uma turma multisseriada (6º, 7º e 9º Anos), sendo 07 alunos do 6º Ano (4 meninas e 3 meninos); 05 alunos do 7º Ano (3 meninas e 4 meninos) e 4 alunos do 9º Ano (2 meninas e 2 meninos), na Escola Municipal Nossa Senhora Aparecida, escola do/no Campo do Município de Cáceres-Mato Grosso, localizada na região da fronteira Brasil/Bolívia.


Palavras-chave: literatura; poesia; ensino; produção; ousadia.

DOWNLOAD: AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário